O Credo: Resumo da fé Cristã
Hoje temos centenas de igrejas com suas doutrinas e formas de culto próprias. Tal fato, de certa forma, com a igreja perdesse a sua identidade, seus Credos, de modo que fica difícil identificar hoje as bases da fé cristã.
Justamente para evitar os erros e as divisões entre os cristão é que os credos foram elaborados logo nos primeiros séculos depois de Cristo com vistas a defender a fé dos ataques dos hereges que disseminavam falsas crenças. Historicamente temos 3 credos: O Apostólico, Niceno e Atanasiano.
O Credo Apostólico é o mais antigo. Surgiu por volta da ano 250 dC e se baseia na doutrina dos apóstolos, por isso o nome Apostólico. Foi elaborado pelos primeiros cristãos e era recitado nos cultos.
O Credo Niceno surgiu durante o Concílio de Nicéia, em 325 dC. Foi escrito para combater o arianismo, que negava a divindade e a dupla natureza de Cristo (Deus e Homem na mesma pessoa).
O Credo Atanasiano surgiu em 481 dC e se baseia nos escrito de Atanásio. É um credo forte, escrito numa linguagem de batalha, para deixar claro que quem não crê na trindade e na salvação pela fé em Cristo não será salvo.
Se há tantas divisões na igreja cristã de hoje é porque os cristãos modernos desconhecem completamente o conteúdo dos credos e o seu significado. Em muitas igrejas ele nem mesmo é recitado. Porém, eles são uma ferramenta poderosa da igreja contra os falsos ensinos, que ajuda na unidade e que revela ao mundo a fonte e a base da fé cristã.